terça-feira, 28 de abril de 2020

Sintra, Cascais e Lisboa (parte II) - 28 a 29/09/2018

Já que estávamos em Sintra visitando o Palácio Nacional da Pena, aproveitamos para visitar também a Quinta da Regaleira, um lugar muito especial e com um jardim lindo e gigantesco. Dá para se perder na Quinta explorando os cantinhos secretos, pedras, jardins, riozinhos e grutas.

O ideal é pegar um mapa ou tirar foto do mapa (imagem acima) que aparece de vez em quando nos trajetos para melhor localização.

A Quinta foi construída em 1904-1910, com estilo neomanuelino, clássico e gótico, com diversidade de temas esotéricos e de maçonaria, alquimia, templários e rosa-cruz (by Wikipedia).

Poço Iniciático - surpreendente e profundo - 27m de profundidade cercado por escadarias, que talvez invoque à Divina Comédia de Dante, além de uma rosa dos ventos no fundo do poço, sobre uma cruz templária. O poço diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria (by Wikipedia).

Vista do fundo

Na sacada do Palácio. Que chato devia ser morar aqui!

Aproveitamos e passamos pelo Cabo da Roca, a ponta mais ocidental do continente europeu. Estava frrrrrio e ventando muito (sou friorenta).

Depois, passeamos por Cascais, um balneário charmoso e com muitos restaurantes e lojinhas. O legal da cidade é explorar as diversas ruas só para pedestres e a beira da praia.

Visitamos a Boca do Inferno (foto abaixo) e de Cascais, rumamos a Estoril, para o Cassino da cidade.

É o maior cassino da Europa. Mas não recomendo para quem já visitou cassino antes (para mim é tudo a mesma coisa), apesar deste cassino surpreender pelo tamanho.

O dia seguinte foi nosso último dia em Lisboa! :( Deu vontade de ficar mais.  Decidimos explorar Belém e o Parque das Nações. Queríamos ter ido a Belém no dia anterior, na volta de Sintra. Mas como nos empolgamos em Sintra e Cascais acabou ficando muito tarde e decidimos deixar Belém para o outro dia.

Fomos até o Monumento dos Descobrimentos.

O Monumento foi inaugurado em 1960 e tem uma forma de uma caravela estilizada e representa 32 figuras das histórias dos descobrimentos. Entre eles: Camões, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, etc. Tem 56 m de altura.

Mosteiro dos Jerônimos fica ali perto e é bem imponente. Queríamos visitar mas a fila estava muito grande. Acabamos desistindo de entrar e visitamos somente a Igreja do Mosteiro. O Mosteiro teve sua construção iniciada em 1502 e sua arquitetura tem característica manuelinas.

Igreja do Mosteiro

Detalhes da Igreja - estilo manuelino

Depois de passar pela parada obrigatória em Belém, e comer um pastelzinho de Belém do mais tradicional, atravessamos a rua e pegamos um ônibus até o Parque das Nações. Deu quase 1 hora de viagem, pois é do outro lado da cidade.

O Parque das Nações é a área moderna da cidade.

Entre os diversos prédios, construções modernas e lojas, há o Oceanário. Um incrível complexo que reproduz os oceanos do mundo.

Pinguins

É um lugar incrível. Ficamos a tarde inteira lá, até fechar.

Passamos pelo supermercado para comprar nosso último café da manhã e fizemos um registro do preço absurdo (de barato) dos vinhos. Dava pra achar vinho por menos de 2 euros.

Para os intolerantes a lactose como eu, os queijos, leites e iogurtes de cabra e ovelha também eram super acessíveis, em média 2 euros (depois percebemos que é acessível em todos os países que visitamos da Europa).