terça-feira, 28 de abril de 2020

Barcelona (parte II) - 09/10/2018 - Montjuic e Gaudi

No mesmo dia em que visitamos as Ramblas, aproveitamos para ir para o outro extremo da cidade, em Montjuic. Lá também fica o Museu Miró, mas deixamos para uma próxima vez. 

 Escada rolante em espaço público aberto (e funcionando) - achei bem inusitado

No mesmo dia fomos rumo ao Museu Nacional de Arte da Catalunya (MNAC). Na frente há a fonte de MontJuic, que fazem espetáculos de água e luzes. Vi no site e dizia que em outubro estaria fechado, mas alguns dias depois vi uma amiga que foi e conseguiu pegar o espetáculo de luzes.

Parque ao lado do museu


 Estava acontecendo a exposição Gala-Dali, com obras do artista Salvador Dali. Descobrimos que na cidade de Figueres, a 140 km de Barcelona, fica o Museu Salvador Dali. Incrível brotar tantos artistas dessa terra.

Homenagem de Roy Lichtenstein (aquele da Pop Art) para Miró

Visitamos também a Sagrada Família, sem dúvidas a obra prima e a mais incrível construção feita pelo arquiteto catalão Gaudi. Um dos mais importantes arquitetos e artistas do Modernismo catalão - muitos o encaixam no Art Nouveau.

Compramos o ingresso algumas semanas antes pela Internet, mas a desvantagem é que vc precisa chegar no horário marcado. Chegamos alguns minutos atrasados mas conseguimos entrar.


Detalhes e esculturas

Sem dúvidas foi uma das construções mais imponentes que já visitei. É imperdível. O interior é ainda mais impressionante. Está em construção há mais de um século, e tem previsão para acabar em 2024 (estão construindo a torre central).

Vitrais espetaculares



Luzes naturais vindas dos vitrais - fomos no meio da tarde/final da tarde 


Nesta foto é possível ver a torre do meio em construção (à direita)

Sagrada Família vista de trás

À noite visitamos a Casa Batló, também de Gaudi, mas não entramos.

No dia seguinte visitamos o Park Guell, também de Gaudi. Compramos o ingresso via Internet e entramos por uma das entradas atrás do parque. Começamos do lado oposto de visitação. Mesmo chegando no horário anterior ao marcado, tivemos que esperar até dar nosso horário (compramos o horário das 11h).



Fila para entrar na casa do caseiro (foi isso que eu entendi rsrs)

Jardins do Park

 Por fim visitamos a Catedral de Barcelona.

A igreja foi construída no século XIII ao XV sobre uma antiga catedral românica, que por sua vez foi edificada sobre uma igreja da época visigoda. A esta, precedeu uma basílica paleocristã. A fachada neogótica foi feita no século XIX em virtude da Exposição Universal de Barcelona, em 1888 (by Wikipedia).



Mesmo tendo ficado apenas dois dias, aproveitamos bastante a cidade. Mas com certeza deu vontade de voltar e explorar por mais dias Barcelona e suas ruas cheias de história, arquitetura e arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas