terça-feira, 28 de abril de 2020

Roma (parte II) - 12 a 14/10/2018 - Coliseu e Pantheon

No mesmo dia que visitamos o Vaticano e os Museus, fomos até o bairro onde estávamos hospedados, no Trastevere. É um bairro boêmio onde há muitos barzinhos e restaurantes, e muita gente na rua. 

Depois, comemos em um restaurante/barzinho bem gostoso em Trastevere, aproveitando que estávamos hospedados por lá. O nome era Caramella. Música boa, comida boa e preço justo. 

Detalhes do barzinho


Macarrão e salada super caprichada. Não podia faltar o Aperol Spritz, que bebemos em vários locais da Europa, e que está super na moda por lá (e parece que está pegando por aqui também). Parece que a origem da bebida é de Veneza.

No dia seguinte, fizemos um esforço grande para acordar cedo e ir até o Coliseu. Afinal, o cansaço acaba pegando um pouco. Mas estar em uma cidade como Roma faz o corpo, mesmo cansado, querer explorar tudo. O resultado: muitas bolhas e calos no pé rsrs. Pra mim, a melhor forma de se conhecer uma cidade é caminhando. 


Foto da nossa capa do álbum que mandei imprimir. 
No Coliseu, compramos um ticket com visita guiada. E sim, faz toda a diferença. Nossa guia era italiana mas falava inglês, mas deu para entender bem.

Alguns detalhes dos 3 estilos de colunas: dórica, jônica e coríntia.

Placa que determina a presença da igreja. Segundo a guia, a igreja por muitos anos esteve "captando" material do Coliseu para a construção de igrejas, inclusive para a Basílica de São Pedro. Por isso é muito comum ver buracos nas paredes do Coliseu. 

É uma sensação indescritível estar em um local com tanta história. E ainda em pé, mesmo sofrendo por tantas intempéries do tempo.

Há um pequeno "palco" que foi reconstruído para simular como era na época, pois todas essas galerias eram subterrâneas, úmidas e super quentes, onde ficavam os animais e gladiadores, esperando para entrar em cena, em condições desumanas. Os gladiadores, mesmo tendo muita fama e glória, eram escravos. Muitos se suicidavam ou tentavam comprar sua liberdade. 

Aproveitamos para no meio da tarde visitar a Fontana di Trevi - acredito que seja o pior horário pois estava muuuuuuito cheio. Mas como nosso intuito principal era visitar o Coliseu, deixamos a Fontana em segundo lugar, e demos uma passada rápida para jogar uma moedinha.

Ali perto fica o Pantheon. A entrada é gratuita e tem fila normalmente, mas a fila caminha rápido, também pois é um local amplo e rápido para visitar.

Vale a pena para ver o túmulo do artista Rafael Sanzio e o "óculos" - essa abertura no teto do local.

Andando na pracinha.

Cidade maravilhosa!!! É perceptível a energia vibrante da cidade e dos romanos, também pelo trânsito caótico. A cidade é apaixonante pela sua história, comida e bebida, é claro. Roma é um lugar espetacular!

Depois de ficarmos por 3 dias em Roma, nosso próximo e último destino foi: PARIS. Clique aqui para acessar a postagem.

Perdeu a Parte I de Roma? ACESSE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas