sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Villefranche-sur-mer e Nice (10/10/2018) - França

No dia 10 de outubro de 2018 nosso cruzeiro parou em VilleFranche-sur-mer, uma cidade no sul da França, na Côte d´Azur (Costa Azul). Todas as cidades ao redor são acessíveis a poucos (ou vários) minutos por trem: Nice, Cannes, Mônaco, Eze, etc. 

O navio não pode atracar diretamente na cidade, e tivemos que pegar um barco até o cais de VilleFranche, nos deslumbrando com essa linda paisagem de casas/hotéis/restaurantes da cidadezinha.

O dia estava nublado e choveu um pouco, mas nem isso tirou o charme da cidade.

Uma das casas mais caras do mundo fica nesta cidade: a Villa Leopolda, que passando de mãos em mãos - pelo rei da Bélgica até o dono da Fiat, atualmente é de Lily Safra (da família de banqueiros Safra), custando mais de 1 bilhão de reais.





Diversos barzinhos e restaurantes charmosos entre os becos e ruas estreitas.

Rua Obscura: nem postei fotos de dentro da rua para não perder a graça. rsrs Mas se quiser ver é só clicar no link.

Essa antiga rua meio macabra (que hoje é um túnel) foi originalmente construída em 1260 para fins militares. Era um caminho que os soldados usavam, mas era a céu aberto. Com o passar dos anos, os militares pararam de usar e a urbanização tomou conta, fazendo com que as pessoas construíssem em cima dela.

Cidade velha - séc. XIII.

Na estação de trem, é possível ver os pontos de parada: Nice fica a uns 7 minutos.

Para calcular distâncias entre cidades e pontos turísticos, usamos bastante o site Rome2Rio, o app Moovit (principalmente em Portugal) e também o Google Maps, salvador da pátria. 
Em Nice, a estação de trem (Gare de Nice Ville) já agrada pela arquitetura. 

Visitamos a Catedral Ortodoxa Russa St. Nicholas. Aliás, visitamos muitas igrejas, afinal as igrejas são representações da cultura de qualquer lugar.


Não podia tirar fotos no interior da igreja, e tive que colocar um lenço que a simpática secretária da igreja emprestou de uma caixinha de lenços rsrs. A igreja em seu interior possui ícones, estruturas de madeira e afrescos - mas a arte é estranhamente diferente da arte que vemos nas igrejas europeias.

É uma igreja de cinco cúpulas inspirada na Catedral de São Basílio da Praça Vermelha de Moscou e foi construída no começo do século XX.

Praia na Promenade des Anglais - avenida que margeia a praia. Mesmo com o dia feio, avistamos o lindo mar que faz jus ao nome "Côte d´Azur".

  Nice tem pouco mais de 340 mil habitantes e foi parte da Itália até 1860.

Fonte na Place Massena - a principal praça da cidade.
  
Estátua de Apolo de 7 metros de altura na Place Massena.

Place Massena. É uma área somente para pedestres, que possui muitas lojas, restaurantes. 

Na praça é possível avistar a instalação de arte moderna do artista catalão Jaume Plensa com sete estátuas ajoelhadas que representam os sete continentes. À noite as estátuas ganham uma atmosfera especial, pois recebem uma iluminação com cores vibrantes. Não tivemos oportunidade de vê-las iluminadas pois tivemos que voltar para o navio antes do anoitecer.

Ônibus/trem (ou bonde?) de superfície. Limpeza impecável da cidade.

Macarons e doces por todos os lados.

Cidade muito linda, limpa e impecável. Mas os preços de algumas vitrines fazem jus ao glamour e riqueza da cidade.

Fontes perto da Place Massena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas